terça-feira, 20 de novembro de 2012

A comemoração de 20 de novembro



Hoje é o dia da consciência negra e aí eu estava me perguntando por que esse nome pra essa data que tem como objetivo lembrar com orgulho o fim da escravidão e o seu eterno militante Zumbi dos Palmares?

Não curto muito o termo consciência, afinal parece que o negro só é consciente do seu papel na sociedade nesse dia e que os outros 364 dias do ano, ele não tivesse consciência nenhuma do que seus antepassados vivenciaram para vencer o fim da escravidão.

Acredito que se o intuito é incentivar a igualdade das raças no país, o nome da data não deveria ser esse e sim dia da igualdade racial, afinal somos todos iguais, independente da raça e ainda digo mais, quem nesse país não é negro? Ele pode ter a cor da pele mais clara, isso esteticamente falando, mas se for buscar na sua árvore genealógica com toda certeza irá encontrar o sangue negro correndo em suas veias, afinal pertencemos ao país que tem a segunda maior população de afro descendente do mundo, ficando atrás apenas da Nigéria.

Se tivesse a oportunidade de conversar com a querida Dilma, aconselharia a ela a mudar o nome dessa data, afinal o que queremos ao lembrar esse dia é o reconhecimento às lutas histórias do movimento negro brasileiro, e isso é um mérito não só dos pertencentes à raça, mas também a todos que admiram e que são descendentes dessa conquista de um povo que sofreu e que independente da cor da pele tem o dendê no sangue e que se sente felicidade em pertencer a um país com referências negras na riqueza de sua cultura.

Eu tenho a pele relativamente clara, mas com toda certeza, se eu fosse buscar o meu passado, encontraria referências e descendências sim do negro que sofreu e viveu a opressão portuguesa.

E é lógico que com isso, não sou a favor das famosas e polêmicas cotas raciais, porque pra mim isso não passa de uma forma de separar as raças, o que sabemos que não deve ser separada, sem esquecer que se o negro teve a força de derrubar uma história de tristeza e escravidão, ele tem capacidade de realizar o que quiser, sem precisar de cotas, mas isso é um assunto que fica para o próximo post.

Enfim, finalizo com essa música “Preta” que eu simplesmente adoro e que é cantada pela “branca” mais “preta” da Bahia e do Mundo, Daniela Mercury:


Nenhum comentário:

Postar um comentário