quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A magia do Natal da Coca-Cola

Nos Estados Unidos, ele é chamado de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai de Natal, mas em todos os lugares a sua imagem é a mesma, um velhinho de cabelos e barbas brancas, com roupas nas cores vermelha e branca, e sapatos e cinto preto, mas quem padronizou o Papai Noel? 

Até o final do século XIX, o Papai Noel, era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura, mas em 1886 o cartunista alemão, Thomas Nast, criou um Papai Noel para uma revista norte-americana, na publicação ele aparecia gordo e alegre com roupa vermelha e branca, e descia por uma chaminé, porém ele tinha o tamanho de um duende, mas foi em 1931, através de uma campanha publicitária, da gigante Coca-cola, que o Pai de Natal aderiu ao visual produzido por Nast de maneira atualizada. 

A empresa encomendou com o publicitário, Haddon Sundblom, uma nova imagem do bom velhinho, Haddon, se inspirou na imagem de um vendedor aposentado e criou o novo conceito de Papai Noel que apareceu na propaganda da Coca-cola de Natal. O novo Papai Noel é um homem rechonchudo, com barbas e cabelos brancos, vestindo roupa vermelha e branca com cinto e botas de couro preto, sendo essas as cores da empresa de refrigerante, porém sua aparência era a de um homem idoso e não a de um duende, o que aproximava a magia do natal para a realidade. 

A campanha foi feita para promover o consumo de Coca-cola no período de inverno, já que esse era o período mais baixo de vendas da bebida. O Papai Noel da Coca-cola foi um sucesso, o que trouxe retorno para a marca, além da empresa ter sido a responsável por espalhar, firmar e padronizar a nova imagem do bom velhinho por todo o mundo. 

Hoje não tem como não chegar ao Natal e não se lembrar da imagem do bom velhinho da Coca-cola, aliás, a bebida se faz presente nas ceias de Natal de todo o mundo, ou seja, foi um grande acerto ter associado à felicidade e a magia do Natal a imagem do bom velhinho que sempre está alegre e presenteando a todos que se comportaram direito durante o ano.

Se for observar, nos comerciais da Coca-cola, o bom velhinho se confunde com a bebida, ou seja, ele é a representação da bebida, é ela (a bebida) em forma de Papai Noel que se faz responsável em viver a magia do Natal, então, entende-se que, sem a coca-cola (sem o Santa Claus), não é possível viver os encantos da festa natalina. 

Como publicitária, acredito que o acerto da Coca-cola não se deve só a transformar o “duende” produzido por Nast, em um homem de verdade, ou seja, na releitura do Santa Claus que aproxima os consumidores da marca, através de uma figura humana, mas também a uma pesquisa de mercado que deu o ponta pé inicial para se construir uma campanha de sucesso, e que por “conseqüência” traz bons frutos para a empresa até os dias atuais. 

O que se observa em todos os comerciais da Coca-cola, é exatamente a comprovação de que só é possível viver o Natal com a presença do Papai Noel, que é a representação humana da bebida, Coca-cola. A alegria só chega com a presença da alegria do Natal, sendo ela, a coca-cola (o Pai de Natal). Sem ele, o Natal não está completo, ele é o símbolo do Natal. 

Lembro-me que quando criança, quando via aquele comercial da Coca-cola com o caminhão todo iluminado com o nome Coca-cola, e que quando ele passava ascendia toda a cidade, e transformava a cidade em um lugar muito mais bonito, aquele caminhão para mim, representava o tamanho de sonhos e desejos da felicidade e alegria que queria não só para o Natal, mas para todo o sempre.  

Acho que desde criança, eu já seria publicitária, porque é exatamente essa ideia que o comercial traz, mas quem era responsável por toda essa mudança? A Coca-cola que trazia para transformar o seu Natal e mundo, em um turbilhão de emoções. Sem esquecer que nesse mesmo comercial, o jingle parecia um mantra, que fazia a gente viajar junto com o caminhão, e fazendo acreditar que a magia com a emoção sempre chega com o caminhão do Papai Noel (Coca-cola). 

Aproveito para colocar a campanha de Natal desse ano que como era de se esperar, traz a ideia de que é possível acreditar no bom velinho, e que ele pode te trazer ótimas sensações como lembranças de momentos alegres de sua vida. Além, desse comercial, coloco também os antigos, para que você possa analisar que todos vivem na realidade descrita em todo o texto, que é a magia do Natal com o Papai Noel da Coca-cola.


PS: Vale ressaltar que essa publicação não é um publieditorial. 




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