quarta-feira, 20 de março de 2013

DIÁRIO DE SP: O começo de tudo!



“Sempre tive certeza sobre qual seria a minha profissão, desde criança já apresentava características de que seria publicitária, afinal, a facilidade de entendimento e análise das peças publicitárias de TV, rádio, revista e outdoor sempre estavam presentes. Quando ingressei no curso, mesmo percebendo algumas dificuldades que o mercado publicitário baiano tem, nunca pensei em desistir, ao contrário, escolhi investir no meu crescimento de conhecimento para ser uma profissional competente, apaixonada pelo que faz e que respira o universo da comunicação. Não consigo me ver trabalhando em outra área, se não for a publicidade, e tudo que aprendi quando universitária serve para centralizar meus objetivos. Poderia até dizer que desejo ser a melhor publicitária do país, mas reconheço que para isso é preciso investir no conhecimento e nas habilidades profissionais...”


Esse texto acima faz parte do trecho tirado de uma resposta da prova que fiz para a ESPM, e hoje ela cabe exatamente para a minha realidade, me sinto imensamente feliz em saber que meu conhecimento será ampliado com o curso que estou indo fazendo lá. Quando vi o resultado fiquei muito feliz, e um filme passou em minha mente, de quando entrei na faculdade, das criticas que escutei de muitos falando que esse curso não me daria retorno e que seria uma profissional frustrada. Sem esquecer aqueles que desacreditavam do meu trabalho (o que eles não sabem, é que eles, foram os responsáveis em me fazer ter mais força de provar pra mim mesma que tudo não passava de intriga da oposição), mas de uma coisa eu sempre estive certa, por mais que o mercado publicitário enfrente algumas dificuldades, mas foi isso que escolhi para mim desde sempre, e por que não investir nisso?

Dificuldades vemos em diferentes profissões, e nada mais justo passar por ela no curso que eu escolhi pra mim, afinal só sabemos o gostinho do que é bom, depois de experimentar o azedinho da vida. Não sou formada em um curso que passa o status de poder como: direito, engenharia e medicina, mas sou formada em um curso que me deixa feliz e que me abre a porta para descobrir o universo de trabalho de uma das maiores economias do país.

Sinto-me feliz por ter sido aprovada na melhor Universidade do país de Comunicação, depois de ter sido aluna do melhor curso de Publicidade de Salvador, como a gente costumava brincar no pátio da UCSal, na PUC da Bahia, e o melhor que aqui em SP, as pessoas acham que de fato, a Universidade Católica do Salvador é PUC, o que me faz rir muito.

O mais desafiador de tudo é que sou uma baiana, soteropolitana invadindo o espaço e uma vaga na terra da garoa, local que respira a publicidade e que tem seus profissionais valorizados em todo o país, e a minha sala não tem, até então, porque não conheço todos, nenhum aluno de outro estado, sou a única a ter esse prazer. E como boa baiana, estou aqui para fazer a diferença e mostrar o que é que a Bahia tem de melhor e que aqui podemos sim, ter excelentes profissionais e alunos que podem agregar e enriquecer na realidade profissional do mercado paulista.

Agradeço muito a meu pai por essa oportunidade, porque além de me apoiar nas escolhas, mesmo não sendo muito o que ele queria para mim, ele me respeita, entende e é o maior patrocinador de todos os meus projetos, e mesmo estando longe emana para mim as melhores energias, o que me faz senti-lo sempre por perto, a meus familiares que estão na mais sincera (que eu sei muito bem quem são) torcida que tudo caminhe muito bem, a meus irmãos, cunhados e sobrinhos (Manuela, Pablo, Ramon, Belita, Fabiane, Sandro, Renata, Silvania, Luana e Dinda [como estou sentindo saudades desse baby meu Deus!!!]) que já choram com saudades da bagunça e barulho que faço em casa. 

Não posso esquecer meus amigos (Thiago, Danilo, Adriano, Helen, Márcia, Leonardo, Fred e Guga) que sempre souberam do meu objetivo e me apoiaram com palavras mais que necessárias e discutindo comigo, os temas que poderiam ser abordados na redação da prova, e em especial a Tamyr que disponibilizou o silêncio e a calma de sua residência para que eu pudesse realizar a prova no maior segredo de todos, afinal não queria ninguém sabendo, por questões pessoais mesmo. E também a Clarissa Lago, que além de minha amiga, foi a professora responsável por me apresentar a grandeza do universo do comportamento do consumidor, o que me fez  ter uma paixão eterna por essa área.

Posso concluir dizendo que todos os dias tenho lembrado muito de minha mãe que sempre falou que eu tinha um objetivo aqui muito grande e que ela sabia que de onde ela estivesse ela iria conseguir ver a minha estrela brilhar, e hoje emano para a ela a energia dizendo que isso é o começo de um sucesso que venho buscando caladinha e construindo a cada conquista e perda profissional, sem desanimar e acreditando que nós somos as maiores forças do nosso destino, sem esquecer que conto com a ajuda especial dela lá nos céus.

Apesar da minha saudade já ser latente, estou aqui vivendo essa realidade paulista que apesar de ser uma cidade do meu país, tem costumes, posturas e cultura bem distintas da minha cidade natal. 

No mais é isso, obrigada a todos por depositarem as melhores energias em mim!!! Obrigada a Deus por sempre colocar pessoas do bem e que acrescentam muito no meu ser e existir, porque eu sei que sou e sempre serei muito abençoada, e só tenho muito que agradecer a cada conquista e oportunidade que recebo em minha vida!! 

E vamos que vamos porque o importante é “I won’t give up” (eu não vou desistir). E como diz Jason Mraz, “Come on and open up your mind and see like me. OPEN up your PLANS and damn you're free. LOOK into YOUR HEART and YOU’LL FIND that the SKY is YOURS.” (Bem, abra sua mente, e veja como eu. Desabafe, e caramba, você está livre. Olhe para seu coração e você verá que o céu é seu).


PS A partir de hoje, sempre publicarei aqui o diário de SP,contando o que vejo de diferente e as news. Até breve!

3 comentários:

  1. Lore como sempre vc emociona com simples palavras e a realidade. Somos sim seus fãs e acreditamos muito em seu potencial para a busca de sua realização e sua felicidade.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso merecia sair na capa do A Tarde. RSRS
    Concordo com minha tia, vc nasceu pra vencer e está provando isso!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou emocionada também com suas palavras Ló,realmente todos nós estamos na torcida por você pois sabemos da sua capacidade que é enorme. Ja estou com uma saudade imensa de ti mas sei que tudo isso é para o seu bem então isso é oque me conforta.Beijão

    ResponderExcluir