quinta-feira, 28 de março de 2013

Diário de SP: E vem a saudade...da Bahia!



Ontem conversando com uma colega, ela me perguntou o que mais tinha de diferente de Salvador em relação a São Paulo. No momento da pergunta, pensei em muitas coisas, mas lógico que na minha lista, Salvador tem particularidades bastante positivas, assim como São Paulo, e não quero jamais desmerecer a terra da garoa, porém Salvador tem um ar especial e diferente de muitas cidades do país.

Não conheço muitas cidades brasileiras, mas do pouco que conheço, posso dizer que Salvador está sim entre as 7 maravilhas do Brasil. A cidade respira a alegria. É irreal pisar lá e não se sentir acolhido, para os que chegam ao aeroporto, e passam por aquele corredor natural que é o bambuzal, não tem como passar despercebido pelo encanto que toma conta da cidade, logo de cara.

Ela também é conhecida como a terra do axé, e de grandes nomes da música e cultura brasileira, somos os responsáveis em levar mais riqueza para todo o país. Tem uma colega minha de casa que brinca dizendo que somos um país dentro de outro, e de fato não deixa de ser, porque Salvador tem a sua própria linguagem, cultura, artesanato, paisagens, praias, religião, costumes, músicas, talentos e gastronomia, sem esquecer, da arquitetura colonial portuguesa do centro histórico, mais precisamente, do Pelourinho, que preserva monumentos históricos, sendo declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985.

Salvador foi a primeira capital do país, e foi fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Hoje, dia 29 de março, a cidade completa 464 anos que é abençoada por Senhor do Bonfim. Nada mais justo a cidade do que comemorar seu aniversário na sexta-feira santa, dia que representa a crucificação de Cristo, ou seja, o nosso Salvador.

O litoral da cidade é lindo, e tem praias conhecidíssimas como o Porto da Barra (na cidade alta) e a Praia de Inema (Cidade Baixa), ambas com belezas naturais e conhecidas mundialmente. A primeira por ser banhada pela beleza e magia das águas da baía de todos os santos, já a segunda, é conhecida por receber e ser o paraíso “particular” do ex presidente Lula.

A primeira capital do país, também é conhecida  por ser o centro da cultura afro-brasileira, e também por viver o sincretismo religioso, além de ter o carnaval, a maior festa popular do mundo, segundo o Guinness Book, em 2004.

Depois de todo esse turbilhão de informação tem como não amar Salvador? Não tem! Mesmo morando a pouco tempo distante, sei que é nítido a minha paixão pela cidade, e tenho que reconhecer que Salvador é a cidade mais abençoada nesse Brasil. Sou imensamente feliz em pertencer a essa terra, e de ter o dendê correndo em minhas veias, afinal baiano não nasce, ele estreia. E onde vou levo a alegria, simpatia, carisma e beleza do povo baiano e da minha terra.

Impossível não perceber que ser soteropolitano tem seus encantos, somos felizes em ter um mar lindo e um céu belo durante quase todo o ano, nele podemos perceber a beleza das estrelas, as fases da lua e apreciar um dos mais bonitos nascer e por do sol. E o nosso mar? Como ele é fantástico, e com certeza, é porque nele temos a presença de Iemanjá, que enriquece e faz das suas ondas  uma verdadeira obra de arte natural.

E o que é a Igreja do Bonfim? Aquela sagrada colina é extraordinariamente linda e positiva, lá você respira a melhor energia e se emociona com o retrato fiel da pluralidade da nossa cidade. E a ponta de Humaitá? Lugar que reserva junto com o Farol, Cristo da Barra e o MAM, um dos mais belos pontos para apreciar e sentir tudo de maravilhoso que o astro rei, o sol, emana para nós.

Salvador é verdadeiramente apaixonante não só por suas belezas, mas também pela maestria de seu povo. E posso dizer que ser banhada pelo mar da baía de todos os santos é tudo de melhor que poderia existir, além de ser considerado um luxo divino.

Desejo os parabéns a minha cidade mais que amada. E que ela continue não só nesses 464 anos preservando todos os santos, encantos e axés, mas por todo o sempre, não só na cidade, mas também, através de seu povo, que onde estiver leve essa magia. 

Para finalizar, deixo o vídeo da música, Muito Obrigada Axé, que tem imagens lindas que é o retrato fiel de Salvador, capital do estado da Bahia.

*Fotos: Lorena Gonzalez


Nenhum comentário:

Postar um comentário