terça-feira, 2 de abril de 2013

É preciso desconstruir para reconstruir!!




Ultimamente tenho falado muito de mudança e transformações, de fato, as tendências e os comportamentos na sociedade moderna passam por modificações de forma muito rápida. Hoje o que é considerado da hora, amanhã já pode não ser esse sucesso todo, e com isso precisamos nos adaptar e ter um preparo psicológico e emocional para acompanhar essas evoluções.

Como diz na psicologia é preciso reconstruir para construir. O que significa essa desconstrução x reconstrução? Que para se organizar e se abrir para o novo, muitas vezes é preciso desconstruir os hábitos já enraizados em seu inconsciente, sendo eles normalmente construídos dia após dia.

Falando isso, tudo parece super prático, porém sabemos que não é bem assim. A reconstrução só ocorre com a dor, é preciso viver essa dor para poder seguir adiante mais forte e de cabeça erguida. É indispensável durante o luto, a necessidade de desconstruir, e para sobreviver a  tudo isso, é preciso reconstruir.

O tempo que esse processo de desconstrução x reconstrução pode levar depende de cada indivíduo e de como ele encara e decide sobreviver a esse luto, é muito pessoal, afinal não é nada fácil aniquilar posturas e comportamentos que não servem mais, porém depois que você sai desse luto, e percebe que esse período é necessário para a evolução do ser, tudo fica mais simples e aí vem a força, a coragem de enfrentar suas dores, traumas e personalidade para seguir adiante, levando a reconstrução.

Hoje, posso dizer que estou vivendo esse período de transformação, estou desconstruída e me preparando para essa reconstrução, tanto no âmbito pessoal como no profissional, afinal essa minha mudança de cidade, me fez refletir e pensar no que devo mudar como pessoa e como profissional, o que é preciso morrer em mim para poder renascer de forma mais evoluída mais lá na frente.

Esse momento de desconstrução x reconstrução pode ocorrer em vários e em diferentes momentos na vida, ele pode acontecer nas relações pessoais, no ambiente de trabalho, lar, vida, cidade, país, estado civil e na evolução particular mesmo, o importante é saber reconhecer quando ele deve ser vivido, e respeitar essas etapas, e para isso é preciso também muita coragem para enfrentar o seu maior rival, ou seja, o seu EU, porque todo mundo precisa enxergar a beleza da vida a nossa volta, e permitir que a sua alma volte a sorrir.


*Foto: Reprodução



2 comentários: