quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Mago: Paulo Coelho




Certa vez, em uma conversa, uma de minhas irmãs comentou de um assunto de sua aula na faculdade, e no meio da conversa ela disse que sua professora (se não me engano de psicologia) disse que nossos ídolos da literatura dizem muito sobre a gente.

No momento em que escutei essa declaração, não demorei a pensar e falei: “meu ídolo é Paulo Coelho, gosto de muitas de suas obras, porém não o acho parecido comigo”. Na hora dessa declaração, minha irmã, não pensou duas vezes e disse: “lógico que é. Paulo Coelho tem um lado bem místico, assim como você”.

Desde aquele dia que fico pensando, realmente tenho infinitos pensamentos muito semelhante ao que ele descreve em suas obras. Para mim a melhor definição do amor, eu vi em uma de suas obras, quando ele diz que o amor é sem definições, ele apenas é, ou seja, não conseguimos explicar, apenas sentir e saber o quanto é bom amar alguém.

Suas obras enriquecem a minha alma da certeza de que devo cada vez mais acreditar em mim, em meus sonhos e objetivos. Do meu ponto de vista, o seu melhor livro, é O Alquimista. É simplesmente fantástico ler a história de alguém que busca realizar o que sempre soube ser seu de direito.

Todas as vezes que leio um de seus livros, me sinto anestesiada com tanta beleza, inteligência e palavras que aparecem a cada momento da leitura, para explicar o que até então era considerado inexplicável.

Parece que ele tem o poder de escrever o que preciso para ver que minha vida pode ser muito além do que eu acredito que ela é. É impossível ler Paulo Coelho e não ter certeza de que ele é o mago na vida de muitas pessoas, por conseguir expressar as incertezas que perseguem a todos durante muitos anos de sua vida.

O Governo Francês deu uma medalha de “Cavaleiro da Ordem das Letras e das Artes” a Paulo Coelho, através do Ministro Francês da Cultura, Philippe Dourtebeazy que no momento da entrega da medalha declarou ao autor “Você é o Alquimista de milhões de leitores, que dizem que você escreve livros que fazem o bem. Seus livros fazem o bem, porque estimula o nosso poder de sonhar, nosso desejo de procurar e de acreditarmos em nós mesmos nessa busca”.

Como Paulo mesmo disse em seu livro, A Bruxa de Portobello, “A diferença entre o mestre e o discípulo é apenas uma: o primeiro tem um pouco menos de medo que o segundo. Então, quando se sentam ao redor de uma mesa ou de uma fogueira para conversar, o mais experiente sugere: ‘por que não faz isso?’ e nunca diz: ‘ ande por aqui, e irá chegar onde eu cheguei’, já que cada caminho é único, e cada destino é pessoal.”

É exatamente esta a função do Paulo Coelho em minha vida, ele é um mestre. Suas obras me faz refletir sobre as coisas mais simples do mundo, permitindo-me sempre a sentir e buscar a minha lenda pessoal, ajudando a construir o meu destino.

Aprendi muito com suas obras, refleti muito com suas palavras e entendi assim como ele, em seu livro, O Alquimista, que “o segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo e nunca se esquecer da sua missão e do seu objetivo”

Hoje vivo em busca da minha lenda pessoal e quando tudo parece difícil, vou em minhas anotações e busco palavras expostas em seus livros que me reconfortam e me faz sempre seguir em frente. Ou então, me deparo com entrevistas inteligentes, dadas pelo próprio a algum site de noticia, como aconteceu essa semana com o site da Globo.


Enfim, finalizo com o trecho do meu livro preferido, O Alquimista’:

“A lenda pessoal é aquilo que você sempre desejou fazer. Todas as pessoas, no começo da juventude, sabem qual é a sua lenda pessoal.
Nesta altura da vida, tudo é claro, tudo é possível, e não temos medo de sonhar e de desejar tudo aquilo que gostaríamos de fazer. Entretanto, a medida em que o tempo vai passando, uma misteriosa força começa a tentar provar que é impossível realizar a Lenda Pessoal.
Esta força que parece ruim, na verdade está ensinando a você como realizar sua Lenda Pessoal.
Está preparando seu espírito e sua vontade, porque existe uma grande verdade neste planeta: seja quem for, quando quer com vontade alguma coisa, é porque este desejo nasceu na alma do Universo.
É sua missão na Terra.”


*Click: Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário