quinta-feira, 12 de julho de 2012

Qual é o verdadeiro sentido do sonho?

Quando Freud lançou o livro, A interpretação dos sonhos, o tema começou a ter uma interpretação psicanalítica, mas nessa obra de Freud, os sonhos aparecem no campo da psicologia e demonstram que estes são a realização de desejos, que podem ser ou não disfarçados e satisfeitos em pleno campo psíquico.

Na visão da psicanálise, o sonho é uma manifestação criativa da mente inconsciente e consciente (psique), o que pode revelar através de uma linguagem própria, questões de nossa personalidade que precisam ser trabalhadas.

Eu concordo que o sonho pode contribuir para o autoconhecimento e bem-estar, mas fico em dúvida se ele realmente não pode ter alguma mensagem enviada pelos deuses ou por seu mentor espiritual.

Não entendo muito sobre o assunto da psicanálise e dos sonhos, mas confesso que fico em dúvida quando observo relatos de pessoas que contam experiências passadas em sonhos de algo que representava em outra realidade, o que poderia vir acontecer em sua vida.

Para algumas pessoas, o sonho representa a viagem que o nosso espírito faz enquanto o corpo descansa. Para outras, o sonho é o registro do cérebro durante o dia, que vem em forma do sono, ou seja, todas as emoções psicológicas ou sensações físicas agradáveis e desagradáveis vividas durante o dia afloram no período do sono.

Sempre paro e observo que alguns questionamentos, sempre se fazem presentes como: Será que os sonhos realmente não querem dizer algo? Será que eles realmente só expressam os desejos e nada mais?

Eu considero tudo isso um mistério da mente, e que jamais será desvendado e comprovado. Por exemplo, eu sei que todo mundo sonha, mas acho super esquisito, que eu só lembro os sonhos que são importantes para mim e todos eles são super representativos, sempre que os lembro, o seu contexto me diz algo que vai acontecer e/ou me preparar para alguma situação.

Algumas vezes, o sonho realmente parece um roteiro de um filme. E até já ouvi rumores de que a autora, J.K. Rowling, de Harry Potter, teve a ideia de criar o bruxinho depois de ter sonhado com o mesmo e todo o universo em que ele vivia. O que rendeu para a inglesa, uma boa quantia em dinheiro.

E é quando me deparo com situações dessa que me questiono, será que é só desejo? Ele não pode ser um sinal de algo importante? Enfim, o que posso dizer é que concordo com Freud que o sonho é uma linguagem, mas para mim, cabe a cada um buscar entender o significado que essa linguagem pode representar e acrescentar em sua vida.

Como sugestão, indico esse vídeo que é uma entrevista com o Psicanalista, Pedro Luiz Ribeiro de Santi, que conversou no, Programa do Jô, sobre o assunto:





Nenhum comentário:

Postar um comentário