segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ATENÇÃO CIDADÃOS E GOVERNANTES!




Na sexta-feira tive um probleminha de saúde, devido a ter alergias a algumas composições de remédio. Devido a esse detalhe dei entrada no hospital com principio de edema de glote.  Pra quem não sabe, edema de glote é um grave tipo de reação alérgica, e se não houver um atendimento médico precoce, pode até levar a morte. Em casos como esse, é aplicada adrenalina e/ou corticóides que servem para contrair os vasos e diminuir o edema em várias regiões, principalmente, na área do glote.

Quando dei entrada no hospital não conseguia falar absolutamente nada do que ocorreu, devido ao inchaço na região da garganta e da absurda falta de ar que sentia o que acabava me impedindo de falar e respirar. No momento do atendimento, fui bombardeada de perguntas pelos médicos, que precisavam saber o que ocorreu, qual medicamento tomei e que tipo de alergia era essa, porém, não conseguia me expressar muito bem. O atendimento foi feito com leitura labial e um dos médicos ficou com o ouvido literalmente na minha boca para tentar entender o que estava falando.

Fui questionada quais medicamentos e composições que tenho alergia, e expliquei que ao todo tenho alergia a 6 composições, contando com esse medicamento que tinha tomado a pouco para resolver um problema de febre, ou seja, é difícil encontrar alguém com tanto tipo de alergia diferente a medicamento o que acaba sendo totalmente perigoso.

Confesso que hoje estou meio receosa em tomar medicamento e cheguei a pensar em milhares de coisas em relação a essa alergia, afinal isso é um fator perigoso, já imaginou ser aplicado na veia algum tipo de medicamento errado? Pois é, isso pode ser fatal.

Pensei o quanto fui irresponsável por nunca ter listado para colocar em minha carteira os medicamentos que tenho alergia, e comentei isso quando já estava melhor, com minha irmã que me comentou um caso que fiquei horrorizada, uma mulher que tinha alergia a várias composições como eu, tinha anotado na carteira dela todos os medicamentos que ela não podia tomar, infelizmente ocorreu um acidente com ela, e quando o salvar a pegou olhou a identidade, e não viu essa informação, afinal o papel não estava lá, o que ocorreu? Foi injetado nela um medicamento que ela tinha alergia, o que a levou entrar em coma e quase a levou a morte. Depois desse acontecido, quando ela saiu do coma e seu estado de saúde voltou ao normal, ela decidiu tatuar no braço os medicamentos que ela tinha alergia, para que isso não voltasse a ocorrer.

Enquanto minha irmã me contava isso pensei no seguinte: “por que não existe um espaço no RG, carteira de motorista e qualquer documento de identificação para conter essa informação de composições alérgicas?” Já não existe o espaço informando se você é ou não doador de órgãos? Então, essa informação deveria ocorrer também, afinal isso tem a mesma importância de doador ou não de órgão, eu, por exemplo, não conseguia falar, e se tivesse essas informações fixas em um espaço próprio da carteira ficaria tudo mais fácil, porque era só apresentar o documento com todas as informações e em casos de acidente aconteceria o mesmo.

Precisamos compartilhar essa idéia para ajudar as pessoas que sofrem com esses problemas alérgicos e também os profissionais da área de saúde que precisam ter essas informações dos seus pacientes para poder realizar um atendimento melhor e sem riscos de vida.

Aproveito também esta publicação para expressar a minha insatisfação com a insegurança da capital baiana. Devido à violência que só aumenta em Salvador, tive a maior dificuldade para encontrar uma farmácia aberta na sexta-feira à noite, quando sai do hospital. Rodei vários bairros de Salvador a procura de um local que estivesse aberto e só fui encontrar, por sorte, a farmácia do Bompreço do Chame Chame aberta, que mesmo assim já estava fechando, isso 00:20. Entendo o motivo das farmácias estarem fechadas, afinal ninguém quer se expor a marginalidade, ninguém quer arriscar as suas vidas e os empresários não querem ter prejuízo, porém somos nós, a população, cidadãos do bem que estamos pagando por um governo vagabundo que não controla a marginalidade em nossa cidade e estado. É preciso providências e medidas urgentes, precisamos ter a liberdade de comprar remédio e o que precisamos a qualquer horário do dia, temos o direito de viver sem medo de sair de casa. Estamos reféns da marginalidade e o pior, assistindo isso tudo de perto e sem fazer absolutamente nada. Chega de vagabundagem, corrupção, crimes, mensalão, greve, chega de um país em que os governantes são uns interesseiros, vagabundos e irresponsáveis.

Enfim, relato de uma cidadã totalmente insatisfeita com a gestão de seu estado e país. Se quiser podem compartilhar que eu agradeço!

Um comentário:

  1. Estou de pleno acordo que essas medidas devem ser tomadas para segurança dos portadores como da responsabilidade do médico que não sabe do seu problema.

    José Iran

    ResponderExcluir