quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O inicio frustrante dos relacionamentos


Conversando com uma amiga, entramos em um papo super interessante sobre os relacionamentos desastrosos de alguns de nossos conhecidos. 

No meio de tantos pensamentos, chegamos à conclusão que todos esses dramas amorosos insuperáveis de insatisfação são simplesmente a frustração do outro não corresponder com o perfil idealizado e demonstrado, muitas vezes, no primeiro encontro.

A desilusão acontece, porque quando um casal está em período de encontros para se conhecer, um se faz de um perfil que não é o seu, utilizando isso como argumento e estratégia de sedução, para conquistar o parceiro.

O problema em ter essa atitude, é que nada se esconde por muito tempo, e é lógico que com o passar dos dias, a pessoa não vai conseguir mais fingir ser tão paciente, bonitinha e perfeitinha como era no começo.  A máscara começa a cair, mostrando realmente a face real, o que deixa o outro insatisfeito com o que até então era impossível perceber.

Acredito que as pessoas devem se gostar já tendo conhecimento de como é cada um. Se você não gosta de praia, não adianta dizer ao outro que a praia é o seu passeio preferido, porque uma hora você vai acabar surtando e querendo afogar o seu peixinho na imensidão do mar.

Observo que isso se dá, porque cada vez mais as pessoas ficam desesperadas, a procura de um relacionamento e acabam se anulando e mentindo para poder dizer que tem alguém do lado, aliás, como muitos dizem: “alguém para chamar de seu”, o que por sinal acho patético, já que ninguém é propriedade de ninguém, mas não vou entrar nesse assunto hoje.

Pensem comigo, se você já começa um relacionamento baseado na mentira e enganação, como isso vai acabar? É evidente que não vai acabar bem.  As pessoas vivem na idealização do parceiro, no desejo de agradar o outro e de fazer as vontades do outro, mas quando se consegue o objeto tão desejado, ou seja, o namoradinho(a),  tudo perde a graça e aí começa a crise com questionamentos e frases típicas como: "eu fiz tudo por você", realmente você fez, mas fez porque quis e porque tinha um objetivo de conquista, agora que conseguiu e sente o vazio, quer jogar a responsabilidade de sua atitude na mão do outro.

É aquela velha história, queria tanto e quando consegui...Simplesmente perdeu a graça. O ser humano é motivado por desafio e novidade, nada muito fácil é valorizado, quanto mais difícil melhor. O importante é conseguir, nem que para isso seja preciso se submeter a muita coisa.

Os relacionamentos de hoje são efêmeros, porque as pessoas se escondem, tem vergonha de mostrar e gritar para o mundo “eu sou assim” e acham que se gritar isso, está sendo radical e pode afastar um possível candidato a ter um lindo romance. O grande erro é esse. Não significa que você é assim, vai ser irredutível e intragável, o eu sou assim, serve para você SOZINHO, mas a diferença é que minha vida com você pode ser diferente, você sempre respeitando como eu sou e eu sempre respeitando como você é.

Por exemplo, eu não suporto a idéia da música “Não precisa mudar”, eu acho ela linda, porém irreal. Quem vai agüentar por muito tempo esse lance de “não precisa mudar que EU vou me adaptar ao SEU jeito”? Uma hora vai exigir a cobrança do eu mudei por você e pra você. 

Quantos casais já comentaram que deixou de fazer algo pelo outro? O casal precisa mudar juntos, não cada um mudar seus costumes e seus defeitos para agradar exclusivamente o outro. Você é um, e ele é outro e juntos você são DOIS seres distintos com projetos e sonhos diferentes e comuns ao mesmo tempo.

Uma coisa eu digo com muita tranquilidade, eu gosto de quem mostra logo pra que veio, afinal se eu consigo conviver com os defeitos, as qualidades eu vou tirar de letra e vou vive-las como se estivesse ganhado na loteria.  Não quero que ninguém mude para se adaptar ao meu jeito, quero viver junto as nossas mudanças e jeitos para em comum criarmos o nosso jeito.


Música: Não Precisa Mudar.
Artista: Banda Eva




Um comentário:

  1. Amei o texto! Estou vivendo um momento complicado na minha vida amorosa. Preciso te contar e saber sua opinião, amanha te ligo. Hoje só quero cama e pensar e pensar e pensar. De novo, parabéns pelo texto! Só cagou na música, que eu odeio e desacredito tb

    ResponderExcluir